Vazio das Partes. Foto: Chan
O espetáculo de dança contemporânea “Vazio das partes” começa sua turnê de circulação nacional pelo Estado de São Paulo. A estreia é no dia 28 de abril, em Sorocaba; já no dia seguinte, a apresentação será em Itu; e, no dia 1º de maio, em Piracicaba. O projeto da Companhia de Dança GpoEx/SCAR, de Santa Catarina, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Viana 2010. Estão previstos debates após os espetáculos.
As cenas da montagem conectam ideias relacionadas ao tema “o vazio”. Elas associam o movimento de quatro bailarinos a vídeos projetados no palco, que complementam a coreografia – uma das características dos projetos da Companhia. Também são utilizados objetos cênicos, como caixas, com diversos sentidos abstratos e lúdicos, aproveitadas de várias formas, e pantufas nos pés dos bailarinos. “O espetáculo pretende mostrar a imensidão do ser humano; sua busca pela perfeição; sua preocupação com o ‘ter’; sua sensação de vazio ao chegar a um objetivo; e suas frustrações, medos e ansiedades. Também procuramos retratar cenas do cotidiano de pessoas comuns”, define Lisa Jaworski, diretora do grupo.
A base da coreografia foi elaborada por Elke Siedler, professora de dança contemporânea residente da Companhia, a partir de um trabalho de improvisação de solos, duos e conjuntos dos bailarinos do grupo. “A pesquisa do tema ‘vazio’ foi coletiva, em cada ensaio, e através de debates, com a apresentação de textos, e incluiu a seleção criteriosa das cenas e da trilha sonora”, relata Lisa. Ela explica que é característica da linha de trabalho do grupo utilizar cenas, vezes objetivas, outras simbólicas e de apelo sensorial; e que seus bailarinos buscam “transmitir uma sensação de inquietude para o público, para que ele se veja no espetáculo e reflita”.
Em Sorocaba e Piracicaba, a entrada é franca. Em Itu, no dia 29 de abril, quando se comemora o Dia Internacional da Dança, o ingresso é um litro de leite longa vida, destinado a uma ação social do município. A segunda etapa da turnê, nos dias 21 e 22 de maio, será na Funarte MG, em Belo Horizonte. A terceira e última fase da caravana se realiza nos dias 20 e 22 de junho, em Goiânia; e nos dias 24, 25 e 25/06, no Teatro Cacilda Becker, da Funarte, no Rio de Janeiro.
A Companhia GpoEx/SCAR (Sociedade de Cultura Artística) foi criada no município de Jaraguá do Sul (SC), em 2003, e conta com 12 bailarinos selecionados. O projeto “Vazio das Partes” começou, em 2007, com apresentações em escolas públicas; no ano seguinte, fez parte do projeto Aldeia Sesc do município; em 2009, recebeu o Prêmio Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura; e, em 2010, com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul, circulou por cinco cidades de Santa Catarina. Cerca de 3.800 pessoas já assistiram ao espetáculo.
“Vazio das Partes”Turnê de circulação nacional
Com a Companhia de Dança GpoEx/SCAR
Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Viana 2010
Realização: Sesi, Sesc Sorocaba, Lisa Jaworski Produções, Cia. De Dança Gpoex e Sociedade de Cultura Artística (SCAR) – SC
Composição Coreográfica: Elke Siedler, Lisa Jaworski e a Cia. GpoEx/SCAR
Direção Artística: Lisa Jaworski
Criação vídeo/imagens: Gilmar A. Moretti
Classificação etária: 10 anos
Duração: 45 minutos
Debates no final dos espetáculos – duração: de 15 a 30 minutos
PROGRAMAÇÃO
Primeira etapa – SP
Sorocaba28/04, quinta-feira, às 20h
Teatro Municipal Teotônio Vilela
Entrada franca
Apoio: Secretaria de Cultura e Lazer – Prefeitura Municipal de Sorocaba
Itu29/04, sexta-feira, às 20h
Teatro Eleazar de Carvalho (Temec)
Em comemoração ao Dia Internacional da Dança
Ingresso: um litro de leite longa vida (que poderá ser adquirido na Secretaria Municipal de Cultura de Itu e, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo, no Teatro Eleazar de Carvalho)
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura Municipal de Itu
Piracicaba1/05, domingo, às 19h
Teatro do Sesi
Entrada franca
Segunda etapa – MG21 e 22/05 – Galpão 1 da Funarte MG, em Belo Horizonte (MG)
Goiânia (GO)
20 e 22/06 – Teatro SESI
Rio de Janeiro (RJ)
24, 25 e 26/06 – Teatro Cacilda Becker, da Funarte